Neuropsicologia

Síndrome pós-Covid: como detectar e tratar os sintomas mais persistentes

As sequelas do coronavírus podem afetar a qualidade de vida e até ameaçar a vida. Cuide da mente depois da Covid-19 (em todos os sentidos).
O cérebro é um dos órgãos mais sensíveis ao excesso de inflamações pelo corpo e à queda da oxigenação…80% manifestavam algum comprometimento cognitivo, como dificuldade de atenção e raciocínio, perda de memória e por aí vai.

Leia mais »
Neuropsicologia

Médicos recomendam check-up para detectar e avaliar sequelas deixadas pelo coronavírus

Voltar a se submeter ao olhar atento dos profissionais da saúde para tentar identificar possíveis sequelas deixadas pelo coronavírus pode ser a escolha mais segura para quem já superou a doença e deseja voltar à rotina. Um estudo chinês que acompanhou durante um semestre pacientes que tiveram covid-19 observou que aproximadamente 70% dos participantes apresentaram pelo menos um dos sintomas da chamada covid prolongada (Long Covid). Também há registros de dificuldade de atenção, insônia e sintomas relacionados a ansiedade e depressão. A pesquisa foi publicada pela revista científica The Lancet em janeiro de 2021.

Leia mais »
Neuropsicologia

Estudo brasileiro reforça que a Covid-19 causa problemas cognitivos

Um estudo brasileiro, realizado no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor e FMUSP), mostra que disfunções cognitivas, como perda de memória recente, desequilíbrio e dificuldade de concentração, são efeitos tardios da infecção pelo coronavírus. Há também uma ação direta do Sars-CoV-2 nos neurônios.

Leia mais »
Off-Page

TAO – A Sabedoria do Silêncio Interno

Em tempos de superconexão, horários de trabalho que se estendem e estímulos sonoros via smartphone até na hora de dormir, o silêncio ganha status de necessidade para manter nossa mente em dia. O silêncio nos dá tempo para pensar, para sentir é um instrumento de autoconhecimento. Sendo um passo fundamental para a introspecção.

Leia mais »
Psicologia Clínica

Casa não é lugar seguro para mulheres vítimas de violência, diz Conselho de Psicologia

O isolamento social fez com que as mulheres ficassem mais suscetíveis a sofrerem violência com o convívio 24 horas com os agressores, que em sua maioria são companheiros das vítimas.
“Um comportamento comum aos agressores é isolar e ter controle sobre a vítima, com isso, a convivência acentuada na pandemia potencializa ainda mais os conflitos e as situações de violência dentro do lar’’

Leia mais »
bailarina

Qual assunto você procura? Informe na pesquisa abaixo.

Pesquisar

Acompanhe as atualizações

aviso_membros_site

Faça seu Login

Informe os dados

Ao fazer a inscrição no botão confirmar você aceita a nossa Política de Privacidade.