Alguns dos objetivos deste trabalho são: prevenção, diagnóstico e prognóstico de problemas relacionados à aprendizagem; adaptação, habilidade de relacionamento e interação social; promoção de oportunidades de desenvolvimento de habilidades necessárias para solução de conflitos; harmonização e bem estar nos ambientes acadêmico e familiar.
Com diferencial na formação profissional, aprimoramentos e experiência prática, apresento os principais serviços que desenvolvo:
Olá!
Sou Sueli Gouvêa. Atuo como psicóloga clínica, neuropsicóloga e com assessoria junto às áreas: clínica, escolar, familiar e institucional.
A Psicologia Educacional oferece ferramentas e recursos para o desenvolvimento de qualidades e habilidades de professores, pais e alunos a partir de referenciais científicos atuais, oferecendo orientações necessárias para lidarem com problemas que surgem no contexto escolar e familiar. Alguns dos objetivos deste trabalho são: prevenção, diagnóstico e prognóstico de problemas relacionados à aprendizagem; adaptação, habilidade de relacionamento e interação social; promoção de oportunidades de desenvolvimento de habilidades necessárias para solução de conflitos; harmonização e bem estar nos ambientes acadêmico e familiar.
Com diferencial na formação profissional, aprimoramentos e experiência prática, apresento os principais serviços que desenvolvo:
- Orientações e encaminhamentos para professores, pais e alunos
- Avaliação de dificuldades de aprendizagem, interação social e familiar
- Análise e orientação nos casos de uso de drogas, abusos em geral, bullying, depressão, suicídio e outros
- Neuropsicologia Escolar para avaliar: prontidão escolar, estimulação cognitiva para aprendizagem/alfabetização
- Psicoterapia breve focada para crianças, adolescentes e famílias
- Desenvolvimento de habilidades socioemocionais
- Melhorias do desempenho escolar dos alunos
- Workshops sobre psicologia do desenvolvimento humano no contexto educacional e familiar
-
Gestão do clima do ambiente escolar promovendo ações preventivas e de redução de problemas
Olá!
Sou Sueli Gouvêa. Atuo como psicóloga clínica, neuropsicóloga e com assessoria junto às áreas: clínica, escolar, familiar e institucional.
A Psicologia Educacional oferece ferramentas e recursos para o desenvolvimento de qualidades e habilidades de professores, pais e alunos a partir de referenciais científicos atuais, oferecendo orientações necessárias para lidarem com problemas que surgem no contexto escolar e familiar.
A Constelação Familiar tem o efeito de trazer em poucos passos, o que até então estava oculto e, assim dar a oportunidade de trabalhar uma solução. O que é breve, quando se pensa o que vem a luz e quão amplos são os resultados. A Constelação traz toda a família para o seu campo de visão.
"Uma escola precisa ser um lugar para todas as crianças. Não com base na ideia de que são todas iguais, mas de que são todas diferentes."
TDAH | Duas crianças da mesma idade com respostas tão diferentes para as mesmas perguntas.
TDAH | Depoimento de histórias reais.
OMS aponta o aumento no número de casos de DEPRESSÃO EM CRIANÇAS.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o índice mundial de crianças de seis a 12 anos de idade diagnosticadas com depressão saltou de 4,5% para 8% na última década. “Identificar os sinais precocemente (que, muitas vezes, podem ser sutis), nos permite ter oportunidades de intervir, adequadamente, e com isso evitar prejuízos no desenvolvimento e qualidade de vida destas crianças e adolescentes. Crianças e adolescentes podem ter dificuldade em expressar seus sentimentos com clareza, de nomear suas próprias emoções. Na escola, a criança tende a apresentar dificuldades para aprender, ficar mais dispersa, inquieta; o que pode confundir o quadro de depressão infantil com o de TDAH. Os sintomas da depressão infantil podem incluir, ainda: alterações do apetite, tédio, baixa autoestima, medo excessivo e persistente e dificuldade de socialização. <visite o E.Bog>
A síndrome de burnout em professores
Exaustão, ansiedade, desmotivação, dores, insônia, falta de memória, irritabilidade e angústia são alguns dos sintomas clássicos de um distúrbio psíquico que vem se tornando cada dia mais comum entre os docentes: a síndrome de burnout. Especialistas apontam a prevalência da síndrome de burnout em professores, cuja taxa de casos tem aumentado significativamente durante o período da pandemia de Covid-19.
Os números entre os professores são tão alarmantes que a Organização Internacional do Trabalho (OIT), mais recentemente, tem chamado a doença também de “Síndrome da Desistência do Educador”. O esgotamento tende a interferir de forma negativa não somente na saúde do profissional, mas em seu próprio trabalho, o que acaba prejudicando o aprendizado dos estudantes e a qualidade dos serviços oferecidos pela instituição de ensino. Na maioria das vezes, o sintoma inicial do burnout é a queda no desempenho e na produtividade. A coordenação pedagógica deve estar muito atenta a isso e oferecer todo o apoio necessário, tal qual incentivá-lo a buscar ajuda.
Incentive o tratamento psicológico. Leia mais>>